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1. Identificação
Tipo de ReferênciaTese ou Dissertação (Thesis)
Sitemtc-m21d.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34T/46PGHA2
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21d/2022/04.25.20.33
Última Atualização2022:08.08.12.06.50 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21d/2022/04.25.20.33.13
Última Atualização dos Metadados2022:08.13.03.20.04 (UTC) administrator
Chave SecundáriaINPE-18561-TDI/3204
Chave de CitaçãoSchmitt:2022:OtTrBa
TítuloOtimização de trajetórias de baixo empuxo da Terra à Lua considerando consumo de combustível e dose de radiação absorvida
Título AlternativoOptimization of low-thrust trajectories from the Earth to the Moon considering fuel consumption and absorbed radiation dose
CursoCMC-ETES-DIPGR-INPE-MCTI-GOV-BR
Ano2022
Data2022-03-04
Data de Acesso03 maio 2024
Tipo da TeseDissertação (Mestrado em Mecânica Espacial e Controle)
Tipo SecundárioTDI
Número de Páginas115
Número de Arquivos1
Tamanho5234 KiB
2. Contextualização
AutorSchmitt, Rodrigo Nascente
BancaMoraes, Rodolpho Vilhena de (presidente)
Prado, Antonio Fernando Bertachini de Almeida (orientador)
Gomes, Vivian Martins (orientadora)
Kuga, Hélio Koiti
Ferraz-Mello, Sylvio
Endereço de e-Mailrod-ns@hotmail.com
UniversidadeInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2022-04-25 20:33:13 :: luis.cpv@hotmail.com -> pubtc@inpe.br ::
2022-08-09 14:22:55 :: pubtc@inpe.br -> simone ::
2022-08-09 14:23:55 :: simone :: -> 2022
2022-08-09 14:23:56 :: simone -> administrator :: 2022
2022-08-13 03:20:04 :: administrator -> :: 2022
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-Chavecinturão de Van Allen
cinturão de radiação
órbita de baixo empuxo
transferência interplanetária
otimização de órbita
Van Allen belts
low thrust orbit
interplanetary transfer
radiation belts
orbit optimization
ResumoEste trabalho apresenta uma série de propriedades pertinentes à transferência de uma espaçonave de uma órbita terrestre baixa (LEO) para a órbita da Lua usando um sistema de propulsão elétrica (baixo empuxo). Primeiro, um problema de otimização foi considerado para encontrar as localizações e comprimentos dos arcos de empuxo que maximizam a massa final da espaçonave em órbitas de transferência, limitando assim o escopo das trajetórias às mais eficientes em termos de combustível. Além disso, os cinturões de Van Allen foram modelados de acordo com a densidade de elétrons e prótons em cada ponto do espaço, a fim de medir a radiação total absorvida pela espaçonave através de uma integração da densidade de partículas ao longo do tempo correspondente. As simulações puderam, então, prever a relação entre a fluência das partículas e diversos parâmetros iniciais, como a excentricidade da órbita inicial e as características do sistema de propulsão. Em seguida, uma regressão multilinear e uma Rede Neural Artificial foram ajustadas aos dados através de uma regressão que relaciona a fluência de prótons e elétrons em função dos seguintes parâmetros: tempo de missão, impulso específico, empuxo, massa final (consumo de propelente), altura inicial do perigeu, excentricidade e inclinação. Essa análise se mostrou poderosa devido aos valores expressivos dos testes estatísticos, mostrando uma dependência positiva entre empuxo, tempo de missão e massa final da espaçonave com a fluência de partículas, e uma dependência negativa entre impulso específico, excentricidade inicial da órbita, inclinação e altura do perigeu com a fluência das partículas. Por fim, uma análise de uma manobra Swing-By também foi realizada juntamente com a incidência de radiação, revelando dependências implícitas dos incrementos de energia e velocidade em relação ao consumo de combustível, absorção de radiação, sistema de propulsão e parâmetros da órbita inicial. ABSTRACT: This work presents a handful of underlying properties of a spacecrafts transfer from a Low Earth Orbit (LEO) to the Moons orbit using an electric propulsion (low thrust) system. First, an optimization problem was considered to find the locations and lengths of the thrust arcs that maximize the final mass of the spacecraft for a number of transfer orbits, thereby limiting the scope of trajectories to the most fuel-efficient ones. In addition to this, the Van Allen belts were modelled according to the density of electrons and protons in each point of space, in order to measure the total radiation absorbed by the spacecraft through an integration of the density of particles over the corresponding time. The simulations could, then, predict the relationship between fluence of particles and several initial parameters, such as the initial orbits eccentricity and the propulsion system characteristics. Then, a multilinear regression and an Artificial Neural Network were fitted to the data through a regression that relates the fluence of protons and electrons as a function of the following parameters: mission time, specific impulse, thrust, final mass (i.e. propellant consumption) and initial height of perigee, eccentricity and inclination. This analysis was proven powerful due to the expressive values from statistical tests, showing underlying positive correlations between thrust, mission time and final spacecraft mass with the fluence of particles, and negative correlations between specific impulse, initial orbit eccentricity, inclination and height of perigee with the fluence of particles. Finally, an analysis of a Swing-By maneuver was also carried out together with the radiation incidence, revealing hidden dependencies of the increments in energy and velocity with respect to the fuel consumption, radiation absorption, propulsion system and initial orbit parameters.
ÁreaETES
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Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhourlib.net/www/2021/06.04.03.40.25
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F2UALS
8JMKD3MGPCW/46KTFK8
Acervo Hospedeirourlib.net/www/2021/06.04.03.40
6. Notas
Campos Vaziosacademicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder creatorhistory descriptionlevel dissemination doi electronicmailaddress format group isbn issn label lineage mark nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress readergroup resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype


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